"Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam mas permanecem para sempre..."

sexta-feira, 24 de julho de 2009


Um dos slogans do governo estadual da Bahia me deixou muito intrigada e gostaria que você refletisse comigo sobre tal assunto. O slogan diz: ”TODOS PELA BAHIA, TODOS PELO BRASIL”; assim que vi esse anuncio publicitário lembrei-me da situação da educação baiana. Escolas sem professores qualificados e falta exacerbada de materiais (escolas hoje que pleno mês de julho não tem mais papel para a confecção de provas), mas antes dessas questões lembrei-me primeiramente da educação especial, mais especificamente da área de surdez.
Só em Feira de Santana, existe cerca de cinco mil surdos onde grande parte deles estão matriculados na rede estadual. Esses alunos vão para a sala de aula, em um ambiente onde maioria são ouvintes. “Assistem” a essas aulas ministradas por professores que não conhecem a LIBRAS (língua brasileira de sinais)-existem membros do corpo docente que ao menos sabe o que é LIBRAS- sem a assistência do intérprete na sala de aula, ou seja, estão na sala, mas não conseguem nenhum conteúdo exposto.
Os surdos estão no ambiente escolar, mas não são integrados a esses espaços. Agora, no inicio do mês de julho foram contratados alguns interpretes de LIBRAS pelo governo estadual, depois de decorrido duas unidades completas, não seria uma forma clara de causar a não aquisição de conhecimento por esses alunos?Onde está o governo que é pela Bahia e conseqüentemente pelos baianos?
Creio eu que o que está acontecendo com a educação especial não é bem o que foi proposto pelo nosso governador durante sua candidatura.
A Bahia só terá seu esplendor conhecido quando a educação for a base da população.
Por um Bahia de todos.

Nenhum comentário: